Cirurgia Bariátrica

Antes de falar sobre a Cirurgia Bariátrica, precisamos trazer informações sobre a obesidade. Ela se caracteriza pelo excesso de gordura acumulada no corpo e é porta de entrada para uma série de outras doenças perigosas, como a diabetes. A doença pode chegar na sua fase mórbida quando o IMC (índice de massa corporal) é maior ou igual a 40 kg/m², colocando em risco a vida do paciente.

Como Tratar

conheça como diagnosticar

Para combater a obesidade, a primeira recomendação é fazer um acompanhamento clínico com uma equipe multidisciplinar para a mudança de estilo de vida, com uma reeducação alimentar e adotando hábitos saudáveis. Em alguns casos, é feito o uso de medicamentos junto com a orientação nutricional e psiquiátrica.

Quando essa alternativa não surte efeito, o tratamento mais eficaz é a Cirurgia Bariátrica e metabólica. O principal objetivo desse procedimento é eliminar ou amenizar as complicações da obesidade, melhorando a qualidade de vida do paciente e devolvendo sua longevidade e autoestima.

Como funciona a cirurgia

É indicada para pessoas obesas com IMC igual ou maior que 40 e pode ser realizada em casos de índice menor quando a doença não foi controlada com tratamento clínico. Feita por videolaparoscopia, é uma técnica considerada minimamente invasiva e mais confortável para o paciente, possibilitando uma recuperação e cicatrização mais rápidas, menor risco de infecção e diminui a ocorrência de hérnias.

Recomendações

A cirurgia exige uma preparação com exames de avaliação nutricional, endócrina, psicológica e outros, dependendo da indicação do médico. Normalmente, é necessário fazer jejum de oito horas antes do procedimento e a dieta líquido-pastosa nas semanas seguintes. Lembre-se de que quem se submete ao procedimento precisa tomar uma série de cuidados com relação à qualidade de vida.

Outras cirurgias

confira as demais cirurgias feitas pelo Dr. Giancarlo