Lara Valerim

Lara Valerim

Lara Valerim

Nutricionista

CRN/SC 2024

Nutricionista especializada em Nutrição Clínica, Obesidade e Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Membro da Comissão das Especialidades Associadas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica - SBCBM e Nutricionista da equipe de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Dr. Giancarlo Búrigo.

O papel do Nutricionista na Cirurgia Bariátrica e Metabólica

A avaliação nutricional no pré-operatório de cirurgia bariátrica tem como objetivo iniciar a perda de peso, orientar o paciente quanto as implicações nutricionais inerentes ao pós-operatório e a necessidade de adesão ao acompanhamento pós-operatório para o sucesso da cirurgia.
Nas consultas que antecedem a cirurgia, a adesão as orientações devem ser avaliadas criteriosamente, em especial as orientações nutricionais comportamentais, pois é início de uma série de mudanças que terão como consequência o sucesso da cirurgia a longo prazo.
A orientação nutricional no pós-operatório imediato consiste na evolução gradativa da consistência e do volume da dieta, iniciando-se com uma dieta líquida até chegar novamente a consistência normal. O nutricionista será o responsável por orientar os alimentos permitidos durante estas fases, assim como fornecer alternativas, substituições e opções de preparações ao paciente.
Durante todas as etapas do acompanhamento nutricional, deve-se prevenir as deficiências nutricionais, a perda excessiva de massa muscular e reganho de peso a longo prazo. Portanto, o paciente deve seguir hábitos alimentares saudáveis associados a suplementação nutricional e a prática regular de exercícios físicos.
Desta forma, o nutricionista será o responsável pela avaliação qualitativa e quantitativa da alimentação do paciente submetido à cirurgia bariátrica, auxiliando-o na adequação da alimentação, e respeitando suas condições clínicas, psicológicas e metabólicas.

Ver currículo

Rosane Gomes

Rosane Gomes

Rosane Gomes

Psicóloga

CRP 07/02802

Psicóloga especializada em Psicologia Existencialista Humanista e Psicologia Integrativa Transpessoal. Com formação em Avaliação Psicológica e Acompanhamento Pré e Pós Cirúrgicos, com Pacientes Candidatos à Cirurgia Bariátrica e Terapia de Revivência Transpessoal. Co-autora do livro "Cuidado Integral: ações contemporâneas em saúde", Editora Mercado de Letras. Psicóloga Clínica do Núcleo Médico Bem Viver - Criciúma e da Clínica da Clínica Integrare – Sombrio. Psícologa da equipe de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Dr. Giancarlo Búrigo.

Psicóloga Clínica atuando

Esta profissional auxilia na prevenção e no tratamento psicológico, através da abordagem Transpessoal Integrativa; Avaliação Psicológica Pré-operatória, Suporte Hospitalar e do Acompanhamento no Pós-operatório, com pacientes candidatos à cirurgia bariátrica e metabólica.
A Psicologia Transpessoal Integrativa observa o ser humano de forma transcendente, transdisciplinar, unindo aspectos valorativos e cognitivos de sua realidade, através da unidade do conhecimento. O homem é um todo. Assim, quando se analisa o ser humano sob este prisma, está implícito que ele é formado por um conjunto complexo de estruturas – a fisiológica, a psicológica, a social, a emocional e a espiritual – que são inter-relacionadas, por isso, o aparecimento de um problema numa área, passa a afetar todas as outras.

Ver currículo