Cirurgia da Endometriose Profunda

É indicada quando a endometriose chega a um estágio avançado, permitindo a retirada de todos os focos visíveis da doença em áreas danificadas como ovários, útero, bexiga e intestinos. Pode ser realizada quando o tratamento hormonal não promoveu melhora efetiva dos sintomas.

Como Tratar

conheça como diagnosticar

A cirurgia da endometriose profunda é indicada quando a doença chega a um estágio avançado, permitindo a retirada de todos os focos visíveis em áreas danificadas como ovários, útero, bexiga e intestinos. Pode ser realizada em pacientes nas quais o tratamento hormonal convencional não promoveu a melhora efetiva dos sintomas, preservando órgãos que podem ser afetados com a progressão da doença.

Em mulheres com endometriose leve, a cirurgia pode ser recomendada junto com outros tipos de tratamento para aumentar a taxa de fertilidade, destruindo pequenos focos de tecido endometrial que dificultam a gravidez

Como funciona

É realizada por meio da videolaparoscopia, que é menos invasiva e possibilita imagens mais precisas do interior dos órgãos sem que sejam necessárias grandes lacerações na pele. A cirurgia permite cauterizar as lesões do endométrio por meio de pequenas incisões na região abdominal, praticamente imperceptíveis.

Recomendações

O procedimento dura poucas horas e o tempo de internação é de um dia. A recuperação é geralmente rápida e exige alguns cuidados como evitar esforços físicos e relações sexuais nas primeiras semanas, além de aumentar o consumo de água e manter uma alimentação leve. Durante o período de recuperação pode ser necessário fazer consultas regulares ao médico para verificar a progressão da doença.

Outras cirurgias

confira as demais cirurgias feitas pelo Dr. Giancarlo