?>

Como evitar crises de refluxo?

21/08/2018

O refluxo em adultos pode ter diversas origens. As crises são caracterizadas pela sensação de azia e de que a comida não desceu para o estômago, causando desconforto na região da garganta. No entanto, alguns desses incômodos podem ser evitados.

 

Saiba como evitar crises de refluxo com cuidados simples:

 

Durante a prática de atividade física

Praticar exercícios com o estômago vazio ou após comer alimentos inadequados pode fazer com que o ritmo do treino precise ser reduzido ou até mesmo interrompido por causa do incômodo.

Portanto, procure:

  • Não realizar atividade física como estômago vazio, em especial os treinos de alta intensidade;
  • Evitar alimentos muito calóricos, ricos em açúcar e de rápida digestão;
  • Evitar alimentos com muita gordura ou fibra, por demorarem muito tempo a serem digeridos;
  • Planejar as refeições que antecedem os treinos, pois também não é adequado alimentar-se e começar a praticar a atividade em seguida.

 

Durante a noite

Ter um sono de boa qualidade é de extrema importância para o funcionamento adequado do organismo. É durante o descanso da noite que ocorre o fortalecimento do sistema imunológico, a liberação de secreção de hormônios, a consolidação da memória, entre outras funções essenciais.

O estilo de vida e hábitos praticados durante o dia influenciam diretamente no sono à noite. Além disso, as pessoas diagnosticadas com refluxo podem tomar as seguintes medidas para evitar crises ao irem para cama:

  • Travesseiro: opte pelos grandes, altos e, de preferência, em forma de cunha, que são muito eficazes para evitar problemas relacionados ao refluxo em adultos. Os travesseiros desse tipo permitem que o corpo fique adequadamente inclinado, sem gerar pressão no abdome.
  • Inclinação da cama: se possível, incline a cabeça da cama para cima, o que provocará efeitos semelhantes aos do travesseiro em forma de cunha. Assim, o ácido estomacal dificilmente voltará para a garganta durante o sono.
  • Digestão: procure realizar a última refeição do dia cerca de três horas antes de deitar. Ir para cama sem digerir os alimentos favorece a crise de refluxo, interferindo na qualidade do sono.
  • Atividade antes de dormir: busque ainda realizar uma pequena atividade física antes de ir dormir, como lavar a louça ou uma breve caminhada. Isso ajudará na digestão e melhorará a qualidade do sono.
  • Alimentação: prefira ter refeições com porções menores e mais vezes ao dia, além de evitar bebidas e alimentos muito ácidos e que possam favorecer o aumento dos sintomas do problema.

 

Em qualquer momento

  • Hábitos saudáveis: adquira hábitos que façam bem a sua saúde e considere que você está fazendo isso por você mesmo e não pela doença.
  • Consulte um médico: na maioria dos casos, o acompanhamento com um profissional habilitado é indispensável. Encontre um médico de sua confiança e realize o tratamento indicado o mais breve possível, para evitar o agravamento do desconforto.
  • Autoconhecimento: cada organismo reage de maneira diferente às diferentes situações cotidianas e produtos que consumimos diariamente. Por isso, cada tratamento é único e deve ser respeitado. Procure o autoconhecimento, mas não a automedicação.

 

Divulgue este artigo em suas redes sociais e deixe mais pessoas informadas sobre como cuidar para impedir crises de refluxo.

Gostou da matéria?

Deixe o seu contato que lhe manteremos atualizado com todas as dicas e novidades