?>

Covid-19 e Imunidade

03/05/2020

Quando falamos da importância em ter uma nutrição adequada para que possamos ter uma imunidade funcionando na sua melhor forma, não estamos falando que algum alimento ou algum nutriente específico evite a contaminação pelo vírus. Uma boa imunidade não irá evitar que você se contamine com o COVID-19. O que queremos alertar é que caso uma pessoa seja infectada, é extremamente importante que tenha uma resposta imunológica competente. Que seu sistema imune seja competente o suficiente para atacar o vírus e destruí-lo de forma mais rápida, e que assim apresente poucos sintomas.

Uma nutrição adequada tem um papel extremamente importante nisso.

A integridade dos enterócitos (células do intestino) e o equilíbrio da microbiota intestinal são fatores fundamentais para a saúde. A saúde do intestino é determinante para a imunidade inata, a melhor imunidade contra as infecções virais. A alimentação baseada em alimentos íntegros, naturais e nutritivos, fornece fibras e fitoquímicos essenciais para a saúde intestinal, além dos nutrientes necessários para uma resposta imunológica eficiente e imunocompetente.

Esses nutrientes podem ser repostos, em caso de deficiência/insuficiência, ou mantidos em níveis ótimos através de suplementação. As doses são individuais e podem variar de acordo com a sua demanda metabólica, alimentação, idade, nível de estresse, capacidade digestiva e absortiva, presença de doenças crônicas ou outras comorbidades.

Outros fatores como controle do estresse, prática regular de exercícios físicos, um sono adequado e equilíbrio mental  precisam estar alinhados.

Cuide-se!!!

Dicas importantes:

- Mantenha-se bem hidratado(a);

- Preocupe-se em realizar refeições nutritivas baseadas em alimentos íntegros com ingredientes naturais e, sempre que possível, orgânicos.

- Coma com calma e mastigue bem os alimentos, sentindo o sabor em cada garfada.

- Não consuma bebidas e alimentos ultraprocessados ricos em açúcares, sódio, corantes, conservantes, adoçantes artificiais e outros aditivos químicos que estressam e dificultam a função adequada do sistema imunológico.

- Utilizar ervas e especiarias naturais como orégano, alho, cebola, gengibre, cúrcuma, manjericão, tomilho, canela, cravo, salsinha, cebolinha, alho-poró, noz moscada, pimentas...eles são fontes de compostos bioativos/fitoquímicos com função antioxidante e antiinflamatória.

Não desconte suas emoções e ansiedade na comida e/ou bebidas, isso não irá resolver o problema, e você ainda poderá agravá-lo criando um sentimento de frustração e insatisfação que pode vir acompanhado de um excesso de peso e/ou obesidade. Além disso, pode ser prejudicial à sua saúde e aumentar o risco de diabetes e/ou pressão alta ou ainda complicar essas condições quando preexistentes.

Higienização dos Alimentos

Alimentos consumidos crus

como frutas e folhosos

- Lavar em água corrente e deixar de molho em solução com 1 litro de água para 1 colher de sopa de hipoclorito durante 20 minutos, enxaguar bem.

Alimentos crus de casca não comestível, vegetais e embalagens de alimentos

- Água e sabão

- Álcool líquido ou em gel 60% a 90%

Higienização das Mãos

Lave as mãos e antebraços com água e sabão com regularidade, várias vezes ao dia e sempre que tocar em alimentos, produtos, utensílios, equipamentos ou superfícies sujas e potencialmente contaminadas. O álcool em gel 70% pode ser utilizado após ou em situações onde não é possível lavar as mãos.

Higienização da Casa

Água e sabão

- Embalagens em geral

- Superfícies como mesas, bancadas, pias e torneiras

- Utensílios e equipamentos

Álcool líquido ou em gel 60% a 90%

- Embalagens em geral

- Objetos

- Superfícies incluindo puxadores e maçanetas

- Coloque o álcool líquido em um borrifador para facilitar o uso

Água sanitária

- Para o chão utilize pano limpo e solução composta por 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária e 1 tampa de limpador perfumado ou solução com água, sabão e 1 colher de sopa de água sanitária para utilizar vassoura

Panos e luvas descartáveis são bem-vindos

Texto da Nutricionista Lara Valerim

Gostou da matéria?

Deixe o seu contato que lhe manteremos atualizado com todas as dicas e novidades




Outras dicas do Dr.

Confira outras dicas que o Dr. Gian preparou pra você