?>

Diário de um cirurgião - Minha história com cirurgias ginecológicas

22/04/2019

Nossa, faz tempo. Esta é uma história de gratidão. Em meados de 95, já fazia um ano que trabalhava em Criciúma. Membro do Serviço de Cirurgia do hospital São José, fazia sobreaviso em alguns plantões no setor de emergências e na UTI, estes somente quando faltava alguém para completar a escala. Enquanto não haviam cirurgias minhas para agendar ficava no Centro Cirúrgico aguardando para ver se algum colega precisava de um auxiliar em alguma cirurgia.

Foi neste período que conheci o Dr. Thomaz Reis Mello, um grande mestre que operava de forma tão alegre que assoviava enquanto operava. Volta e meia ele vinha operar e estava sozinho, então me convidava para auxiliá-lo. Ele realizava muitas cirurgias ginecológicas como histerectomia e colpoperineoplastia, além das cirurgias abdominais. Lembro de quando terminávamos uma cirurgia e ele dizia: “agora vamos tomar uma café”. Outros médicos ginecologistas me convidavam para auxiliar nas cesarianas que realizavam, mas dois colegas em especial com maior frequência, os doutores Julio Manfredini e Marcio Arcangelo Zacaron.  

Em 1996 iniciei minhas atividades na rede pública e passei a atender no Posto de Saúde. Certo dia o Dr. Marcio Zacaron me perguntou se eu gostaria de fazer as cirurgias ginecológicas, pois havia uma demanda reprimida na rede pública. Imediatamente topei. Ele me ensinou muito, principalmente cirurgias perineais como correção de cistocele, correção de incontinência urinária, histerectomia vaginal, correção de retocele. Durante anos acompanhei ele e Dr. Julio em cirurgias deste tipo.

 

A partir disso, eles e outros colegas passaram a encaminhar diversas pacientes que necessitavam fazer cirurgias ginecológicas ao ambulatório que eu atendia. Outros colegas ginecologistas com quem operei e opero até os dias de hoje e pelos quais tenho muita gratidão: Dra. Nira (em memória), Dra. Sarita Cardoso, Dra. Anelise Amboni, Dra. Margarete Bristot, Dra. Maria Inês da Rosa, Dr. Eduardo Búrigo, Dr. Eloir Ribeiro, Dra. Lorena da Rosa, Dra. Andressa Biscalho, Dra. Manuela Bez, Dra. Simone Junkes, Dra. Vanilla Zanette, Dra. Dilvania Nicoletti e Dra. Ana Claudia Zimmermman.

Hoje uma boa parte destes colegas encaminha as pacientes, principalmente as de maior complexidade como situações de endometriose profunda, úteros de grande tamanho, neoplasias ovarianas. As operações em sua maioria são realizadas por videolaparoscopia. Quando realizamos as cirurgias estes colegas que encaminharam as pacientes participam diretamente das cirurgias. Todas as pacientes seguem depois para avaliação no meu consultório e também dos ginecologistas assistentes. Como eu disse lá no início minha história com a cirurgia ginecológica é de muita gratidão, pois estas parcerias foram se estabelecendo desde o início da minha vida de cirurgião em Criciúma.

Muito obrigado a todos.

 

SOBRE O AUTOR - QUEM É O DR. GIANCARLO BÚRIGO

Atualmente com foco dirigido para Cirurgia da Endometriose Profunda, do Refluxo e Bariátrica. Também se dedica a aprofundar os conhecimentos na área de Administração e Liderança. 

Habilitado como CEO Internacional na Fundação Getúlio Vargas em São Paulo.
Preceptor do Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral do Hospital São José de Criciúma - SC.

 

Gostou da matéria?

Deixe o seu contato que lhe manteremos atualizado com todas as dicas e novidades




Outras dicas do Dr.

Confira outras dicas que o Dr. Gian preparou pra você