?>

O Benefício da Música na Sala de Cirurgia

24/09/2019

Há quem diga que o poder da música vai além do que possamos imaginar. 
Segundo Lindsay Holmes, do The Huffington Post, a música influencia na cura de nossas dores emocionais.

 

A ciência mostra que isso pode ajudar. Pesquisas sugerem que músicas tristes podem, na realidade, induzir emoções positivas.
Um estudo de 2014 descobriu que, quando as pessoas ouvem canções melancólicas, sentem mais empatia, porque se identificam com a tristeza expressa pelo artista, mas não viveram as “implicações na vida real” do acontecimento triste do qual ele canta. Isso, por sua vez, pode ter efeito catártico, segundo especialistas.

 

Fato é, que a música tem a capacidade de nos fazer “voltar no tempo”, alivia a ansiedade, promove o bom humor e se adequa perfeitamente a diversos momentos. 
Na academia, no banho, cozinhando e porque não na sala de cirurgia operando?

Já faz um tempo que venho fazendo justamente isso. Coloco músicas para tocar na caixinha de som, enquanto opero um paciente, e tem dado muito certo!
O paciente relaxa, fica mais tranquilo para entrar em cirurgia e não só ele, como eu também. O clima no centro cirúrgico, sem dúvida alguma, fica mais leve. 

 

Sem considerarmos estudos que revelam alguns poderes da música, como a capacidade de elevar o desempenho cognitivo das pessoas quando realizam tarefas como exames acadêmicos e apresentar bons desempenhos sob pressão.

 

 

Gostou da matéria?

Deixe o seu contato que lhe manteremos atualizado com todas as dicas e novidades




Outras dicas do Dr.

Confira outras dicas que o Dr. Gian preparou pra você