A Psicologia na Cirurgia Bariátrica

19/06/2019

O tratamento psicológico não se vislumbra apenas na mudança de hábitos, mas sim na elaboração dos conflitos. A ênfase do tratamento se dá na resolução das causas do problema e não na eliminação simplesmente de sintomas. Levar a uma reflexão sobre a história de vida de cada um, o auto-conhecimento, a socialização, ajuda a elaborar os conflitos e lidar melhor com as dificuldades, com as adversidades que a vida lhe impõem.

Avaliação Psicológica Pré-operatória

A  Avaliação Psicológica Pré-operatória é um processo criterioso de fundamental importância, que consiste no uso de testes psicológicos atualizados e entrevistas que auxiliam na compreensão e orientação do paciente.

O psicólogo deve:

• Avaliar se o indivíduo está apto emocionalmente para a cirurgia.
  • Auxiliá-lo quanto a compreensão de todos os aspectos decorrentes do pré-cirúrgico.
  • Avaliá-lo quanto aos seus conhecimentos sobre a cirurgia; riscos e complicações; benefícios esperados; exames e seguimentos requeridos a longo prazo; consequências emocionais, sociais e físicas; responsabilidades esperadas.
  • Detectar e tratar os pacientes portadores ou potencialmente sujeitos a distúrbios psicológicos graves.
  • A família precisa estar envolvida com o processo de emagrecimento, devido à emoções e situações que este poderá causar.
  • Orientar e auxiliar o paciente, que no pré-operatório, pode vivenciar receios, medos e angústias.
  • Conscientização de que a cirurgia sozinha não resolve o problema (equipe multidisciplinar).

Acompanhamento no Pós-operatório

O foco terapêutico neste período deve ser a nova imagem corporal e suas repercussões na personalidade do indivíduo, pois muitos não conseguem abrir mão de sua forma, boicotando o tratamento.

O psicólogo deve:

• Auxiliar o paciente a conhecer e a compreender melhor a si mesmo, na nova identidade.
  • Motivar o paciente a aderir de forma mais eficiente ao tratamento, na busca de uma qualidade de vida mais saudável.
  • Ajudar no reconhecimento da melhora nos desajustes psicossociais.

Autora: Rosane Gonçalves

Psicóloga da equipe de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Dr. Giancarlo Búrigo