?>

Saúde e bem-estar: no que eu acredito

03/09/2018

Falar em saúde e bem-estar significa levar em consideração o equilíbrio total de nossas atitudes. Tenho usado uma frase para minha vida de modo geral, a qual faz todo o sentido também para a saúde e bem-estar: “100% do que acontece em minha vida são consequências de minhas ações.”

 

Pontos primordiais para ter saúde e bem-estar

Em se tratando de saúde e bem-estar, acredito que devemos levar em consideração sete situações principais:

  1. Equilíbrio entre as atividades de estudo, trabalho, lazer, repouso e tempo de qualidade com a família.
  2. Cuidado com a alimentação, isto é, procurar não estar na faixa de sobrepeso ou acima dela.
  3. Prática regular de atividade física. É essencial.
  4. Sono de boa qualidade. Dormir bem não é luxo e sim um ponto primordial para saúde e bem-estar.
  5. Realização de pelo menos uma atividade de lazer ou hobby, seja ele meditação, esporte, leitura ou qualquer outro, é fundamental para ter saúde plena.
  6. Realização de consultas médicas periódicas, bem como exames de controle e preventivos.
  7. Convívio com pessoas positivas e relacionamentos edificantes.

 

O que fazer para manter-se bem

Existem algumas atitudes simples que você pode tomar ao longo do tempo para sentir-se melhor. Lembre-se: somos totalmente responsáveis pelo que acontece em nossas vidas, portanto, e possível prevenir a maioria das situações que vivenciamos.

 

Seguem algumas dicas minhas sobre ações que você pode colocar em prática, em especial se perceber que algo está errado:

 

Alimentação

Procure um nutricionista para entender como se alimentar com qualidade e na quantidade adequada, de acordo com o seu organismo. Muitas pessoas poderão me dizer que isso pode sair caro, mas não estarei de acordo.

Alimentar-se de forma saudável significa comer verduras, frutas, proteínas (como o ovo, um alimento plenamente acessível), saber qual tipo de gordura utilizar e quando utilizar.

O volume de líquidos também é um aspecto relevante na rotina de boa nutrição. Nosso organismo necessita de uma grande quantidade de água para obter o equilíbrio orgânico, portanto, é sempre importante verificar se você está tomando água o suficiente durante no dia a dia.

 

Atividade física

Busque uma atividade física de que goste de praticar e leve isso a sério na sua rotina. Não me diga que não gosta de nenhuma.

Existe uma gama enorme de atividades físicas e, sem dúvida, uma delas combina com você. Procure até encontrar. Até mesmo uma caminhada de 20 minutos diários, com roupa e calçado confortáveis já contam. Saia da inércia e permita que algum tipo de exercício físico faça incontáveis benefícios ao seu corpo e mente.

 

Consulta médica

Marque consulta médica de rotina. Não se deve aguardar ser acometido por alguma doença para procurar um especialista. Realize consultas e exames de prevenção, evitando, assim, consequências desagradáveis ao longo do tempo.

 

Relacionamentos

Escolha conviver com pessoas que ajudem você a crescer como pessoa, como ser íntegro, como profissional. Evite relacionamentos desgastantes. O propósito da vida é a evolução gradativa e, por isso, devemos estar rodeados diariamente apenas de pessoas que nos façam bem.

O que você faz para melhorar sua saúde e bem-estar dia a dia? Compartilhe este artigo e comente entre as pessoas que você quer bem, talvez você tenha uma dica muito útil para elas.

Gostou da matéria?

Deixe o seu contato que lhe manteremos atualizado com todas as dicas e novidades