Saúde Mental e Covid 19
05/05/2020
Devido ao momento que estamos enfrentando, precisamos manter nossa saúde mental e emocional em equilíbrio. Mas como podemos criar este estado saudável?
O corpo é servo da mente, ele obedece as operações da mente, sejam elas deliberadamente escolhidas ou automaticamente manifestadas.
Ao comando de pensamentos ilícitos, o corpo afunda rapidamente em doenças; ao comando de pensamentos belos e alegres, ele torna-se revestido com juventude e beleza.
Para criar saúde temos que ter consciência de nossa existência. E o que é existir?
Existir é viver em estado de consciência, é dar-se conta da sua participação no todo, naquilo que ocorre tanto dentro quanto fora de si.
Quem nos ilustra isso de uma forma brilhante é a física quântica, onde diz que tudo no universo é um sistema, e todo sistema é energia interagindo constantemente.
Temos que ter esta compreensão e a dimensão deste fato, como por ex. do que diz o livro chinês I Ching: "Um simples movimento de nossas mãos movimentam moléculas até o fim do universo".
Conforme nos diz Reich estar vivo, existir é dançarmos na vida, num movimento ininterrupto e constante.
Ser dono da própria vida é existir.
Estar com saúde é estarmos em equilíbrio com o meio em que vivemos.
Um equilíbrio entre rotina e prazer, entre trabalho e lazer, entre expandir e contrair.
Saúde é poder estabelecer trocas com o meio. A vida nos desafia a abrir novos horizontes e a se engajar em constantes buscas, sonhos e realizações.
Estamos sempre em busca da eterna felicidade, mas como nos diz o psicanalista Leopold Nosek, isso não existe "A grande felicidade vem depois da insatisfação.
A vida é para cima e para baixo, a oscilação é o que dá prazer: Satisfação, insatisfação, amparo, desamparo. A linha reta no eletrocardiograma é a morte".
Não podemos nos acomodar, aceitar um destino, ou carma, ou seja, lá o que for. Precisamos atuar, almejar um estado diferente das coisas, transformar o que nos cerca.
Este é o primeiro passo para obtermos o equilíbrio e consequente saúde.
Para nos mantermos saudáveis, não podemos perder nosso entusiasmo, pois este é a centelha divina que nos ilumina, aquela fé, coragem, determinação e alegria que nos impulsionam a acreditar na força da vida, mesmo quando tudo parece mais difícil em nosso cotidiano.
Entusiasmo palavra que vem do grego: "animação" (asmo), "em Deus" (em tu).
O que fortalece também a nossa saúde é mantermos forte nossa paixão e compaixão pela vida, pois estas nos permitem pulsarmos com maior intensidade e isso nos torna mais fortalecidos para enfrentarmos
acontecimentos desagradáveis inclusive às doenças.
"Não existe nenhum problema ou situação que Deus não consiga lidar. O mesmo é verdade em relação à nós." Elizabeth Kübller-Ross e Daniel Kessler