?>

Saúde Mental e Covid 19

05/05/2020

Devido ao momento que estamos enfrentando, precisamos manter nossa saúde mental e emocional em equilíbrio. Mas como podemos criar este estado saudável?

O corpo é servo da mente, ele obedece as operações da mente, sejam elas deliberadamente escolhidas ou automaticamente manifestadas. 

Ao comando de pensamentos ilícitos, o corpo afunda rapidamente em doenças; ao comando de pensamentos belos e alegres, ele torna-se revestido com juventude e beleza. 

Para criar saúde temos que ter consciência de nossa existência. E o que é existir?  

Existir é viver em estado de consciência, é dar-se conta da sua participação no todo, naquilo que ocorre tanto dentro quanto fora de si.

Quem nos ilustra isso de uma forma brilhante é a física quântica, onde diz que tudo no universo é um sistema, e todo sistema é energia interagindo constantemente. 

Temos que ter esta compreensão e a dimensão deste fato, como por ex. do que diz o livro chinês I Ching: "Um simples movimento de nossas mãos movimentam moléculas até o fim do universo".

Conforme nos diz Reich estar vivo, existir é dançarmos na vida, num movimento ininterrupto e constante. 

Ser dono da própria vida é existir.

Estar com saúde é estarmos em equilíbrio com o meio em que vivemos. 

Um equilíbrio entre rotina e prazer, entre trabalho e lazer, entre expandir e contrair.

Saúde é poder estabelecer trocas com o meio. A vida nos desafia a abrir novos horizontes e a se engajar em constantes buscas, sonhos e realizações.

Estamos sempre em busca da eterna felicidade, mas como nos diz o psicanalista Leopold Nosek, isso não existe "A grande felicidade vem depois da insatisfação. 

A vida é para cima e para baixo, a oscilação é o que dá prazer: Satisfação, insatisfação, amparo, desamparo. A linha reta no eletrocardiograma é a morte".

Não podemos nos acomodar, aceitar um destino, ou carma, ou seja, lá o que for. Precisamos atuar, almejar um estado diferente das coisas, transformar o que nos cerca. 

Este é o primeiro passo para obtermos o equilíbrio e consequente saúde.

Para nos mantermos saudáveis, não podemos perder nosso entusiasmo, pois este é a centelha divina que nos ilumina, aquela fé, coragem, determinação e alegria que nos impulsionam a acreditar na força da vida, mesmo quando tudo parece mais difícil em nosso cotidiano.

Entusiasmo palavra que vem do grego: "animação" (asmo), "em Deus" (em tu).

O que fortalece também a nossa saúde é mantermos forte nossa paixão e compaixão pela vida, pois estas nos permitem pulsarmos com maior intensidade e isso nos torna mais fortalecidos para enfrentarmos

acontecimentos desagradáveis inclusive às doenças.

"Não existe nenhum problema ou situação que Deus não consiga lidar. O mesmo é verdade em relação à nós." Elizabeth Kübller-Ross e Daniel Kessler

 

 

Gostou da matéria?

Deixe o seu contato que lhe manteremos atualizado com todas as dicas e novidades




Outras dicas do Dr.

Confira outras dicas que o Dr. Gian preparou pra você