?>

Expressões do Pós-Operatório - Emoção x Alimentação

29/07/2019

No consultório, ao realizar o acompanhamento pós-cirúrgico a pacientes que submeteram-se a cirurgia bariátrica, frequentemente escuto diversas expressões como:

 

- "Caminhava atravessando o salão e percebi meus passos fortes, passadas pesadas e me perguntei porque eu estava fazendo aquilo, no mesmo instante refleti que eram meus músculos acostumados com essa força para conduzir aquele corpo pesado que eu tinha."

 

- "Perguntei a minha mãe se ela tinha colocado canela na carne. Logo após ela me respondeu que sempre fez aquela carne com canela, porém eu nunca tinha percebido antes".

 

- "Parece loucura, às vezes me olho no espelho e não me sinto em meu corpo. Penso que este corpo não é meu, não me pertence, esta não sou eu!"

 

É fascinante, e porque não dizer lindo, trabalhar com a Psicologia nos Distúrbios Alimentares e investigar as emoções ligadas à alimentação. Começamos a conhecer o mundo pela alimentação, mamando no peito da mãe, e a partir dessa primeira relação com a mãe e o alimento, muitas questões irão ocorrer. Como todos os distúrbios alimentares estão ligados ao afeto, qualquer transtorno que houver nessa fase (fase oral) desenvolve no ser uma estrutura psíquica com pré-disposição aos transtornos alimentares, onde este não consegue reconhecer as sensações, emoções e verbalizar seus sentimentos. Quando vamos avançando no processo psicoterapêutico, este mundo dos sentidos vai sendo vislumbrado por este paciente. O sorriso largo e os olhos vibrantes são sinais que este mundo, anteriormente desconhecido e ameaçador, passa a ser o palco para experiências libertadoras. 

Depois do inevitável emagrecimento que a cirurgia proporciona, desculpas já não podem mais existir, e o ex-obeso precisa aprender a lidar com a nova realidade, principalmente aceitar que agora ele é uma pessoa sem limitações, e descobrir através de suas percepções que os fins são inícios invertidos.

 

Autora: Rosane Gonçalves

Psicóloga da equipe de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Dr. Giancarlo Búrigo

 

Se interessou pelo conteúdo? Saiba mais através dos links abaixo:

A Psicologia na Cirurgia Bariátrica

 

Atividades Físicas e a Bariátrica

 

Cirurgia Metabólica, Bariátrica e Reganho de Peso - O que você deve saber

Gostou da matéria?

Deixe o seu contato que lhe manteremos atualizado com todas as dicas e novidades




Outras dicas do Dr.

Confira outras dicas que o Dr. Gian preparou pra você