?>

A Nutrição na Cirurgia Bariátrica - pt. 2

25/10/2019

TUDO COMEÇA ANTES MESMO DA CIRURGIA

A dieta líquida deve ser iniciada dois dias antes da cirurgia e mantida nas duas primeiras semanas após a mesma. É constituída de pequenos volumes (em torno de 50ml por refeição) e tem como principal objetivo o repouso gástrico, a adaptação aos pequenos volumes e a hidratação. O consumo de líquidos deve ser constante, independente da sede. O uso de suplementos nutricionais como proteína e polivitamínico, é fundamental para amenizar essa restrição alimentar e possível carência desses nutrientes. 

 

Na dieta pastosa, se introduz alimentos na consistência de cremes e purês, mas que já necessite mastigação. É uma etapa extremamente importante para iniciar a transição para dieta branda, onde mastigação exaustiva deverá ocorrer. O tempo médio de duração é 14 dias. Após a dieta pastosa, evolui-se para uma dieta branda, onde se introduz alimentos sólidos abrandados em fibras (ainda não se introduz vegetais crus), e dando sempre preferência aos alimentos ricos em proteínas, como carne, ovos, leguminosas e leite, ou seus derivados. Geralmente ocorre a partir do 1º mês após a cirurgia, quando quase todos os alimentos começam a ser introduzidos na alimentação diária. 

 

 

A IMPORTÂNCIA DAS ETAPAS

A introdução de alimentos deve ser gradual, e a mudança de uma etapa para a outra depende da adaptação do paciente. O cuidado com a escolha dos alimentos nutritivos deve continuar, pois as quantidades ingeridas diariamente continuam pequenas. Nesta fase, o paciente pode ser capaz de selecionar os alimentos que lhe tragam mais conforto, satisfação e qualidade nutricional.

Devido à alimentação restrita, os pacientes em pós-operatório de cirurgia bariátrica necessitam de acompanhamento nutricional constante. Dessa forma, o nutricionista será o responsável por auxiliá-lo quanto a alimentação, hidratação e suplementação necessária, em todas as fases que envolvem o pós operatório. 

 

Autora: Lara Valerim

Nutricionista da equipe multidisciplinar de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Dr. Giancarlo Búrigo.

 

Se interessou pelo conteúdo? Saiba mais através dos links abaixo:

A Nutrição na Cirurgia Bariátrica

 

A Psicologia na Cirurgia Bariátrica

 

Atividades Físicas e a Bariátrica

 

Cirurgia Metabólica, Bariátrica e Reganho de Peso - O que você deve saber

Gostou da matéria?

Deixe o seu contato que lhe manteremos atualizado com todas as dicas e novidades




Outras dicas do Dr.

Confira outras dicas que o Dr. Gian preparou pra você